Landing Page: Tudo que você precisa saber

O termo landing page está muito comum no meio digital. neste artigo vou descrever tudo que você precisa saber sobre landing page e como utilizá-la em seu negócio.

O que são landing pages?

Landing Pages são páginas de um site com um foco principal: conversão. Assim, essas páginas de conversão possuem menos elementos que uma página tradicional, focando apenas na oferta central oferecida por ela.

As Landing pages são utilizadas nas estratégias de marketing para gerar leads através de ebooks, infográficos, webinários ou até mesmo solicitar orçamento de produtos ou serviços.

Toda Landing page deve conter informações que reforçam a sua oferta e um formulário.

Qual a diferença de Landing Page e Site?

Algumas pessoas pensam que são sinônimos mas existem algumas diferenças entre Landing Page e site.

As Landing pages são apenas 1 página com objetivo de conversão e pode conter uma página de obrigado após a conversão. Já os sites possuem o objetivo de oferecer conteúdo relevante para os visitantes e possuem estrutura com várias páginas.

Principais tipos de landing pages

  • Páginas de capturas: Geralmente utilizadas para capturar de leads em troca de algum material rico.
  • Página de agradecimento: são o destino dos visitantes após o preenchimento do formulário.
  • Página de vendas: Página com descrição de produtos ou serviços. Muito utilizadas na divulgação de infoprodutos.

Os principais elementos de uma Landing page

Agora que já diferenciamos landing pages de site, vamos explicar os elementos que compõe uma landing page.

É recomendado que as landing pages não possuam links para redes sociais ou outras páginas do seu site. Estes links são considerados pontos de fuga e reduzem sua chance de conversão.

Oferta

Toda landing page precisa ter uma oferta clara que irá gerar valor para quem visitar e assim despertar o desejo de converter. A oferta deve ser construida com foco na persona e descrever o que é oferecido na página.

CTA

Um elemento que também é muito importante nas landing pages são os chamados Call to Action, ou CTAs.

Eles são os botões ou textos que convidam o visitante a realizar a ação de preencher o formulário.

Geralmente utilizam frase no imperativo como:

  • Baixe agora;
  • Acesse o conteúdo completo;
  • Receba em seu e-mail;
  • Compre agora;
  • Agende uma consultoria;
  • Fale conosco;
  • Solicite um orçamento;

Todo CTA deve ser claro e objetivo em relação a ação que o visitante estará realizando.

Descrição

A descrição é o texto que irá detalhar a oferta da landing page. É muito utilizada para complementar a oferta.

Ela pode ser utilizada para informar para quem essa oferta é destinada, o que está incluso dentro da oferta e etc.

Elementos visuais

São utilizados para ilustrar a oferta e ajudam o visitante a compreender a oferta.

Depoimentos

Os depoimentos são provas sociais e são utilizados para reforçar autoridade e demonstrar que a oferta da landing page funciona.

Formulário

O formulário é o elemento indispensável em uma landing page.

É atraves do formulário que o visitante irá executar a ação e compartilhar com sua empresa seus dados pessoais.

Os campos do formulário devem ser pensados com base na persona e as informações importantes que sua empresa precisa saber. Mas não exagere, algums campos podem ser impecilho para que o visitante não preencha. Tenha cautela nessa parte.

Informações que devo pedir no formulário de uma landing page

Os campos mais comuns são nome e e-mail e os demais campos podem variar de acordo com a oferta.

Se a oferta é destinada para outra empresa (B2B) é importante então saber o nome da empresa, o cargo de quem está preenchendo, números de funcionários e etc.

Se a oferta é destina para consumidores (B2C) os campos podem ser mais simples como citado acima: Nome e Email. O telefone pode ser interessante.

Página de agradecimento

As páginas de agradecimento são o destino dos visitants após o preenchimento do formulário.

Geralmente as páginas de agradecimento são mais simples e possuem uma mensagem de agradecimento, informações relevantes sobre o que ela deve fazer após o preenchimento.

Dependendo da oferta da landing page a pagina de agradecimento pode conter também outra oferta destinada a venda ou contato direto com sua empresa para tirar dúvidas sobre serviços ou produtos.

Como divulgar landing pages

Para que você tenha resultados com landing pages é preciso estar ciente das principais fontes de divulgação. Quanto mais pessoas visitarem sua landing page, maiores são suas chances de gerar leads.

Para te ajudar vou listar algumas sugestões de divulgação para sua landing page.

Redes sociais

As redes sociais da sua empresa tem um grande potencial de engajamento e você pode utilizá-las para divulgar sua Landing page.

  • O Facebook é a rede social que permite maior facilidade de divulgação de links.
  • No Instagram agora qualquer pessoa pode utilizar os links nos stories e Na bio do perfil. Utilize este recurso para gerar visitantes em sua LP.
  • O TikTok apenas permite link no perfil. Mas tem um potencial de viralizar muito grande. Então publique conteúdos e não esqueça de mencionar o link na bio.

SEO

Toda página da internet pode ser otimizada para aparecer no mecanismos de busca quando alguém realizar uma busca. É importante que a landing page esteja otimizada e a oferta seja pensada com base em palavras-chaves que são relevantes para o seu público.

Blog

Se você possui um blog ou site, pode utilizar pontos estrátégicos das páginas e artigos para levar os visitantes para sua landing page.

Dentro do site podemos utilizar botões junto aos textos, Pop ups, banners na lateral ou final dos conteudos.

Parceiros

Parcerias podem facilitar a criação de conteúdo e dividir o trabalho na construção de Landing pages.

Se a parceria tiver um público parecido com o seu e não é sua concorrente ela pode contribuir muito nos resultados da sua landing page.

Anúncios

As plataformas de anuncios são excelentes fontes de geração de tráfego e podem contribuir para escalar os resultados de geração de leads.

Emails

Se você já possuir uma lista de email pode utilizá-la para divulgar sua landing page e gerar leads.

Conclusão

Com base no que descrevi acima, as landing pages são uma excelente ferramenta para ter resultados no digital e podem ser utilizadas para diversas finalidades.

Se deseja receber mais informações sobre Landing Page clique aqui e entre em contato.

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