Site ou Redes Sociais: Qual é melhor para sua empresa

Investir em site ou Redes sociais? Essa é uma dúvida muito comum entre pessoas que procuram potencializar a presença digital das suas empresas e também pode ser a sua dúvida neste momento.

É inimaginável uma empresa não estar presente na internet. Mas a realidade é que muitas ainda não estão no digital.

No geral as redes sociais hoje são mais populares e são mais fáceis de criar os perfis da sua empresa. Por isso alguns empreendedores perguntam sobre a relevância de investir em sites ou qual opção investir primeiro.

Vou descrever abaixo alguns argumentos que vão te ajudar a entender melhor cada opção e qual pode ser a ideal para sua empresa.

Porque sua empresa precisa ter um site e estar nas redes sociais

Segundo o Uol, O uso da internet no Brasil chegou a 152 milhões de pessoas, representando 81% da população no país, entre 2020 e 2021. Neste período a pandemia é um dos fatores que aumentaram o número de pessoas conectadas à internet por causa do isolamento social.

No mesmo momento em que pessoas estavam utilizando a internet para obter informações, ler noticias e lazer, as empresas e profissionais liberais viam a internet como um meio para enfrentar a crise. O setor de Delivery é um dos setores que mais cresceram durante a pandemia.

Essas informações mostram que a internet deixou de ser opcional e passou a ser necessário para as empresas pois permite um alcance muito grande de pessoas, ter uma vitrine digital e ser encontrada com poucos cliques.

Redes sociais

As Redes sociais são plataformas digitais (Mídias Sociais) que facilitam as conexões sociais e interações entre pessoas, grupos ou organizações que compartilham dos mesmos valores e interesses na internet. Hoje é difícil imaginar o dia a dias das pessoas sem o uso das redes sociais.

As principais redes sociais no Brasil, e o respectivo total de usuários, são:

  • Facebook: 130 milhões
  • Instagram:  110 milhões;
  • Tiktok: 16 milhões;
  • Linkedin: 51 milhões;
  • Youtube:  127 milhões;
  • Whatsapp: 120 milhões;
  • Twitter: 17 milhões;
  • Pinterest: 46 milhões;
  • Snapchat: 8,8 milhões;

Dados: Redes sociais mais usadas no Brasil (Resultados Digitais)

Vantagens das redes sociais

As principais vantagens das redes sociais:

  • São gratuitas: ter um conta nas redes sociais é totalmente gratuito.
  • Interação: Permitem que as pessoas tenham diversas fontes de interação com sua empresa
  • Púbico expressivo: Grande parte dos usuários da internet passam horas conectados nas redes sociais diariamente.

Sites

O site é considerado o cartão de visitas das empresas na internet onde são publicados informações completas sobre seu negócio como: Informações institucionais, produtos ou serviços, localização, contatos e outras informações.

Com o surgimento das redes sociais e pelas vantagens citadas acima as empresas começaram a deixar os sites de lado sem saber da importância deste canal digital.

Vantagens de um site

As principais vantagens do site para seu negócio:

  • Personalização: Permite maior personalização de conteúdo, identidade visual e funcionalidades com base na sua empresa.
  • Sua marca nas buscas: sua empresa pode ser encontrada na internet quando um cliente buscar um produto ou serviço.
  • Credibilidade: Informações completas sobre seu negócio e serviços geram mais credibilidade e autoridade.
  • Integração com as redes sociais: É possível integra seu site com os perfis das redes sociais ampliando a conexão da sua empresa com seus clientes.
  • Seu endereço próprio na internet: com o domínio sua empresa tem um endereço único e fácil de ser acessado ao contrário do seu endereço nas redes sociais.

Qual o melhor? Site ou Redes Sociais?

Considerando o que descrevemos acima sobre as redes sociais e o site, recomendamos que sua empresa tenha as 2 opções pois são fundamentais para a presença digital da sua empresa e irá fazer com que ela esteja visível e disponível em todos os lugares que o seu cliente está.

As redes sociais são os locais onde os consumidores passam mais tempo e são gratuitas.

Uma observação importante é que seus perfis nas redes sociais são um espaço “alugado”. Tudo que você construir na rede social não está 100% no seu controle. Recentemente, em outubro de 2021, as redes sociais que pertencem ao Facebook passaram por problemas técnicos e ficaram cerca de 6 horas fora do ar. Isso impactou todas as empresas que dependia exclusivamente dessa redes para gerar negócios e comunicar com clientes.

Outra situação das redes sociais é que em caso de bloqueio do seus perfis ou o fim da rede social como o Orkut em 2014, todo seu trabalho pode desaparecer e afetar negativamente seu negócio. Pense nisso.

A recomendação é que você tenha um site e esteja também presente nas nas redes sociais. A combinação das redes sociais com seu site é importante para o seu sucesso online.

Se você quer saber mais sobre como ter um site para seu negócio, entre em contato através deste link: Quero saber mais sobre site.

Compartilhe: Twitter Facebook Linkedin Whatsapp

Veja também

Destaques do instagram

Destaques do Instagram: Como funcionam e como organizar os destaques do seu perfil

Saiba Como funcionam os destaques do Instagram e como organizar…

SAIBA MAIS

5 passos que você precisa fazer para divulgar sua empresa no universo digital

Hoje, é notável como as empresas (empresários) vem se esforçando…

SAIBA MAIS
Tráfego Pago X Tráfego Orgânico

Tráfego pago X Orgânico: Quais as diferenças e vantagens?

Neste artigo vou esclarecer sobre Tráfego Pago X Orgânico. Você…

SAIBA MAIS