Domínio e Hospedagem: Entenda a diferença

Uma das principais dúvidas das pessoas que converso sobre site é entender a diferença entre Domínio e Hospedagem. Já vou logo dizendo que são conceitos bem simples de entender e se você também tem essa dúvida Domínio e hospedagem de site.

Bora começar?!

O que é domínio?

O domínio de site nada mais é que o endereço eletrônico pelo qual utilizamos para encontrar e acessar um site na internet.

Todos os equipamentos na internet estão relacionados a uma sequência de números chamada de endereço ip. Porém, seria muito difícil decorar todas as sequências de números dos sites favoritos. Veja um exemplo de endereço ip: 192.145.100.60 . Difícil de guardar né?!

Por isso o domínio é importante. Ele é um nome que irá mascarar o endereço ip e deixar mais fácil o acesso ao seu site.

Um domínio é composto por um nome ou frase e extensões. Os nomes dos domínios podem ser o nome de uma pessoa, o nome de uma empresa ou até uma frase relevante para o público. A extensão é o final do domínio. A mais utilizada é .com.br.

O domínio do meu site é matheusilario.com.br e todas as páginas do meu site iniciam pelo domínio, seguido de uma barra (/) e por fim um texto único para cada página.

Para poder utilizar um domínio como nome da sua empresa você precisa registrá-lo em uma empresa que gerencie domínios caso esteja disponível. As principais empresas para registro de domínio são: registro.br e goddady.com.

O valor de registro de cada domínio varia de acordo com a extensão utilizada e a empresa que é feito o registro. O pagamento e renovação dos domínios é por anos.

Ainda não tem domínio para sua empresa? Envie-me uma mensagem para que eu possa te auxiliar.

O que é hospedagem de sites?

A hospedagem de sites são os servidores onde os arquivos e dados dos sites ficam armazenados e permitem que os sites estejam disponíveis para serem acessados pelos usuários da internet.

São diversas as opções de hospedagem disponíveis no mercado com características que atendem cada tipo de site. É importante escolher a que ofereça suporte, manutenção, velocidade e segurança.

Como domínio e hospedagem funcionam juntos na criação de sites?

Você acabou de aprender os conceitos de domínio e hospedagem. Agora vamos ver como eles trabalham juntos na internet.

Como dito o anteriormente, os servidores na internet possuem um endereço IP e ele não é amigável para ser decorado e compartilhado. Por isso os domínios são importantes.

Na criação de sites o domínio é configurado para direcionar para o servidor onde os arquivos e dados estão hospedados. Então toda vez que o seu domínio for digitado no navegador o seu site irá carregar.

Perguntas frequentes sobre domínio e hospedagem (FAQ)

Vou listar abaixo algumas perguntas que são frequentes sobre domínio e hospedagem.

Quantos domínios posso colocar em uma hospedagem?

O número de domínios que podem ser colocados em uma hospedagem vai variar de acordo com o plano de hospedagem contratada. Se você deseja ter apenas um site por exemplo, pode escolher uma hospedagem para apenas 1 site. Caso tenha mais de um site pode contratar uma hospedagem que permita configurar mais domínios e hospedar sites.

Preciso de hospedagem se já tenho domínio?

Depende. Você irá precisar ter uma hospedagem caso tenha interesse em ter um site pois irá precisar hospedar os arquivos do site para que ele fique disponível na internet.

Dependendo da empresa que você registrar seu domínio poderá redirecionar o seu domínio para outro site como o seu perfil do Instagram.

Preciso de Domínio se já tenho hospedagem?

Também depende. Algumas hospedagens incluem um subdomínio que pode ser utilizado de graça. Porém esses subdomínios não são amigáveis e não deixam seu site com cara profissional.

Conclusão

Domínio e hospedagem são conceitos diferentes e sempre gera dúvidas para muitas pessoas.

Neste artigo você aprendeu a diferença de domínio e hospedagem. Também aprendeu como eles funcionam juntos e as possibilidades de uso.

Se você tiver mais alguma dúvida ou desejar saber se o domínio da sua empresa está disponível entre em contato comigo. Será um prazer te ajudar.

Compartilhe: Twitter Facebook Linkedin Whatsapp

Veja também

O que deve ter em uma home page

Home Page: O que deve ter na página inicial de um site

Ao pensar em ter um site ou atualizar um site…

SAIBA MAIS
Como criar link do Whatsapp - gerador de link de whatsapp

Como criar link do Whatsapp gratuito

Quer aprender a criar um link para divulgar seu número…

SAIBA MAIS

Como as redes sociais podem aumentar as vendas do seu negócio

As redes sociais se tornaram ambientes tão importantes para o…

SAIBA MAIS
Destaques do instagram

Destaques do Instagram: Como funcionam e como organizar os destaques do seu perfil

Saiba Como funcionam os destaques do Instagram e como organizar…

SAIBA MAIS